Resenha: O colecionador.
O livro O colecionador é um daqueles livros que exigem muita atenção na hora de ler. É um bom livro , mas a forma como foi escrita é bem peculiar.Antes de ler este livro já dou um pequeno aviso , ele precisa ser lido com outros olhos.
Dentro da história , somos colocados dentro das mentes dos personagens principais, Frederick e Miranda. Primeiro começamos pela a narrativa de Frederick ,um homem aparentemente simples que é obcecado por borboletas no seu tempo livre e uma garota. Trabalhava na prefeitura como balconista . Não era casado , não tinha filhos ,nem gloria e vivia com sua tia e sua irmã.
Só lendo as primeiras páginas ,já conseguimos perceber o quanto o personagem é doente pela jovem estudante Miranda, a forma como ele descreve seu desejo pela menina. Ele descreve sua visão de mundo muito sombria e cinzenta onde a sua única luz era Miranda.Por isso, antes ficar ganhar na loteria e fazer o que fez, ele tinha o costume frequente de observá-la.
Frederick é tipo uma mistura de Joe , personagem do livro e série da Netflix You(Você) , sobre a forma como ele via suas paixões e o que ele faria para tê-las , podendo machucar todos aqueles que intervêm no seu caminho. E Humbert ,personagem do livro Lolita do autor Vladimir Nabokov , por conta da paixão platônica e distante entre um homem e uma adolecente.
Já Miranda , se mostra uma garota cheia de vida e ousada. Eu tenho que dizer que fui pega de surpresa com a forma de agir da personagem , estava com a descrição de Frederick sobre Miranda grudada na cabeça e esperávamos ver “Uma donzela indefesa e frágil”. Do contrário, Miranda se mostra ser uma garota 100% diferente , com uma postura mais ousada. Vemos , também, o quanto Frederick se surpreendeu com a garota , imaginando que ela tomaria uma posição menos ativa e mais submissa.
Ao mesmo tempo que conhecemos Miranda percebemos que sua vida não tão equilíbrada como a sua classe aparentava mostrar. Descreve o seu relacionamento conturbado com seus pais e seus amigos e que nem tudo em sua vida é perfeito.
Resumindo ,o livro em si é muito bom , os personagens são muito bem construídos, o autor buscou ser complexo sobre o que se passa na cabeça deles , sobre a forma como cada um via a situação.Não vou dar mais detalhes pois estou com medo de dar spoiler.
Enredo do livro
O romance é sobre um jovem solitário chamado Frederick Clegg, que trabalha como balconista em uma prefeitura e coleciona borboletas nas horas vagas. A primeira parte do romance conta a história do seu ponto de vista, mostrando seus familiares e seus desejos profundos.
De repente, Clegg fica obcecado por Miranda Gray, uma estudante de arte de classe média . Ele a admira à distância, mas é incapaz de fazer qualquer contato com ela, porque se considera socialmente subdesenvolvido. Um dia, ele ganha um grande prêmio nas piscinas de futebol e deixa o seu emprego e compra uma casa isolada no campo. Apesar de ficar rico e ter sua própria casa, ele se sente muito sozinho, e seu desejo de ficar com Miranda aumenta. Como ele é incapaz de fazer qualquer contato normal com ela, Clegg decide adicioná-la à sua "coleção" de objetos bonitos e preservados, na esperança de que, se ele a mantiver em cativeiro por tempo suficiente, um dia ela passará a amá-lo.
Comentários